sábado, 12 de novembro de 2011

Velasquez vs. Cigano: evento histórico

Cigano (E) e Velasquez: batalha ao vivo

Se o que todo atleta deseja é visibilidade, o brasileiro Junior Cigano dos Santos pode se considerar um privilegiado: ele, ao lado do americano Cain Velasquez, entram hoje para a história do MMA ao protagonizarem a primeira luta já transmitida pela TV aberta nos Estados Unidos – no caso, a toda poderosa Fox. E, no Brasil, o esporte tem tudo para atingir o auge de popularidade, com a transmissão da Globo, ainda por cima comandada por seu principal narrador, Galvão Bueno – que, em que pese todos os senões, sabe muito bem como promover qualquer esporte.

É diante dessa realidade midiática, sem precedentes no MMA, que o UFC colocará em disputa o título da categoria heavyweigh, com duas das estrelas ascendentes da organização. Atual campeão, Velasquez está invicto, com nove vitórias no cartel. Cigano tem uma derrota e 13 vitórias, mas ainda não foi batido no Ultimate. Ao longo de suas trajetórias na organização, ambos conseguiram resultados impactantes contra adversários outrora temidos.

Em seu último combate, Velasquez simplesmente atropelou – de forma jamais vista antes – o gigante albino Brock Lesnar, então campeão, por nocaute técnico no primeiro round. Antes, nocauteara a lenda brasileira – e “criador” de Cigano – Rodrigo Minotauro Nogueira. Já Cigano, tirou para nada o fortíssimo Shane Carwin que, até ser derrotado justamente por Lesnar, sempre terminara suas lutas por nocaute no primeiro round. O brasileiro também atropelou uma lenda em sua caminhada, o croata Mirko Cro Cop Filipovic.

O duelo deste sábado, analisando friamente apenas os aspectos técnicos – sim, a questão técnica não é tudo numa decisão –, pode-se dizer que a luta tem um favorito: o atual campeão. Velasquez já mostrou seu poderia na luta em pé, é um wrestler de primeira linha e possui um ground’n Pound excelente. Já Cigano talvez seja o melhor boxeador da categoria, é extremamente rápido para um peso pesado e vem mostrando uma excelente defesa de quedas. Mas ainda não foi testado no chão e dificilmente ele não será derrubado por Velasquez. Tecnicamente falando, essa incógnita a respeito do jogo de chão do brasileiro coloca uma certa vantagem para o americano.

No entanto, existe um fator primordial que pode dar uma certa vantagem a Junior dos Santos: o “ritmo de luta”. Enquanto Velasquez não luta desde outubro do ano passado – mais de um ano parado –, enquanto Cigano teve um combate de três rounds contra Roy Nelson em agosto de 2010 e outro de três rounds em junho deste ano, contra Shane Carwin.


Palpite? Difícil, muito difícil. Velasquez é o favorito, realmente. Mas acredito que a luta será vencida pela estratégia. E a qualidade de chão de Cigano vai determinar se ele está ou não pronto para ser o dono do cinturão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário