quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sonnen – o falastrão está de volta

Sonnen, após finalizar Stann

Chael Sonnen por muitos e muitos anos sempre foi considerado um wrestler de primeira linha e um lutador de MMA apenas mediano. Falastrão – e fanfarrão – por natureza, seu conceito perante o mundo das lutas começou a mudar no dia 7 de agosto de 2010 quando, no UFC 117, o americano surpreendeu o mundo ao surrar por cinco rounds ao brasileiro Anderson Silva, considerado o melhor lutador da atualidade – e um dos melhores de todos os tempos. Faltando menos de dois minutos para o fim do combate, Sonnen foi finalizado com um triângulo seguido de um armlock, mas seu desempenho naquele dia não foi esquecido.

Desde então, Sonnen não fala em outro assunto, que não seja uma revanche contra o Spider. Nesse meio tempo foi suspenso por doping – sim, lutou contra o brasileiro tendo feito uso de substâncias ilegais – se envolveu em outras polêmicas e voltou ao octogon, lutando e finalizando o compatriota Brian Stann. Em janeiro, o ex-contender nº1 dos médios será o protagonista do UFC on Fox 2 e lutará contra o compatriota de ascendência filipina Mark Muñoz.

O combate entre Chael Sonnen e Mark Muñoz – que vem de vitórias sobre Demian Maia e Chris Leben – deve dar ao vencedor o posto de novo desafiante de Anderson Silva.

Aos 34 anos, Sonnen apresenta um cartel bem irregular, com 26 vitórias, 11 derrotas e um empate. Antes da luta contra Anderson, seu grande momento no MMA se deu no extinto WEC, quando disputou o cinturão dos médios contra o brasileiro Paulão Filho – que finalizou o americano com uma Kimura no segundo round. Estreou no UFC em 2009, sendo finalizado por Demian Maia em apenas 2 minutos de luta. Venceu os medianos Dan Miller, Yushin Okami e o decadente Nate Marquardt – todos por decisão – quando ganhou a chance de lutar contra o Spider.


Sonnen até merece uma nova chance contra Anderson, especialmente pela forma como dominou o combate anterior. Mas, para isso, o UFC colocou uma pedra em seu caminho. Muñoz vem embalado e o que veremos é uma disputa entre wrestlers de alto nível. Sonnen talvez seja melhor nesse quesito. Mas a mão da “maquina filipina” é mais pesada. O resultado deve ser uma luta interessante, que pode ser um prato cheio para os haters de Sonnen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário