quinta-feira, 17 de novembro de 2011

UFC 139: mais um card espetacular


Shogun: guerra contra Henderson

A maratona de eventos do UFC continua neste sábado – será o quarto final de semana consecutivo – e promete ser um dos mais emocionantes do ano. Embora não tenha nenhuma luta valendo cinturão, todos os cinco combates do card principal, mais alguns do preliminar, têm tudo para tirar o fôlego do fã de MMA.

A luta principal do evento bem que poderia ter acontecido seis, sete anos atrás no Pride. Não ocorreu, mas o UFC está corrigindo este erro e possibilitará ao público o duelo entre os ex-campeões do Pride Maurício Shogun Rua vs. Dan Henderson. Dada a agressividade e qualidade dos oponentes, embate tem tudo para ser sensacional. E, embora não valha o cinturão, a luta dará ao vencedor o direito de se tornar o desafiante nº 1 dos meio pesados – que disputará o título contra o vencedor do combate entre o campeão Jon Jones e o desafiante Lyoto Machida, que ocorre em dezembro.

No co-main event da noite, outro brasileiro que também foi estrela do Pride – mas que jamais conseguiu repetir o mesmo desempenho no UFC. Wanderlei Silva faz uma luta que pode ser considerada de vida ou morte para ele – pelo menos no que se refere à sua sobrevivência na organização. Após ser humilhado por Chris Leben e ser nocauteado com apenas 27 segundos de luta, o “Cachorro Louco” enfrentará o vietnamita Cung Le, ex-campeão do Strikeforce, que estará debutando no UFC.

E no terceiro duelo mais importante da noite, outro combate que promete empolgar: os ex-campeões do WEC – organização de pesos mais leves, que foi comprada pelo UFC – Urijah Faber e Brian Bowles duelam na categoria dos galos. Assim como ocorre com Shogun vs. Hendo, quem vencer essa luta ganhará o title shot e enfrentará o campeão Dominik Cruz – que, aliás, já lutou contra – e derrotou – os dois oponentes.

Essas três lutas, por si só, já seriam suficientes para empolgar qualquer evento. Mas Dana White e o match maker Joe Silva acharam pouco e programaram ainda os eventos entre Martin Kampmann  vs. Rick Story (lutão), Stephan Bonnar vs. Kyle Kingsbury (lutaça!), Gleison Tibau vs. Rafael dos Anjos (grande duelo verde-amarelo), entre outros. Confiram, abaixo, o card completo. Em negrito, as apostas deste que vos escreve.

Meio pesado – Maurício “Shogun” Rua vs. Dan Henderson
Médio – Wanderlei Silva vs. Cung Le
Galo – Urijah Faber vs. Brian Bowles
Meio médio – Martin Kampmann vs. Rick Story
Meio pesado – Stephan Bonnar vs. Kyle Kingsbury
Meio pesado – Ryan Bader vs. Jason Brilz
Galo – Michael McDonald vs. Alex Soto
Médio – Tom Lawlor vs. Chris Weidman
Leve – Gleison Tibau vs. Rafael dos Anjos
Galo – Miguel Angel Torres vs. Nick Pace
Meio médio – Matt Brown vs. Seth Baczynski
Leve – Shamar Bailey vs. Danny Castillo

Um comentário: