domingo, 13 de novembro de 2011

Cigano: potência mais estratégia

Potência: Cigano acerta Velasquez e o leva à lona

A impressionante vitória de Junior Cigano contra Cain Velasquez chamou a atenção não exatamente pelo resultado da luta – era perfeitamente possível vencer, embora o chicano fosse favorito. O que deixou o mundo da luta boquiaberto foi a maneira como o resultado veio: através de um nocaute fulminante (ok, também algo possível) com apenas 1 minuto de luta (isto sim, surpreendente).

Dono das mãos, talvez, mais pesadas do UFC, Cigano vem demonstrando em suas últimas lutas uma qualidade que, por vezes, faltam para os oponentes: a montagem de uma estratégia de luta, o chamado gameplan. E, sem querer tirar o incontestável mérito da vitória do brasileiro, foi justamente isso o que faltou a Cain Velasquez.

Cigano sabia o que tinha que fazer: evitar ao máximo as tentativas de queda do adversário, um wrestler por excelência, com um poderoso ground in pound. Nem precisou. Velasquez não fez o que tinha que fazer – tentar colocar pra baixo – e ainda partiu para a trocação – mesmo estando lento, fruto de mais de um ano sem lutar. Trocar com lentidão contra o mais rápido e potente dos pesados foi ingênuo. E, nessa categoria, não há perdão. Bastou um golpe poderoso do Cigano e a luta estava terminada.

O brasileiro, agora, terá a difícil missão de manter o cinturão dos pesados – algo que os últimos campeões, Brock Lesnar e Cain Velasquez, não conseguiram fazer por muito tempo. A soma de inteligência e força que Cigano vem demonstrando, nos faz levar a crer que, sim, é possível segurar o cinturão por algum tempo.


Quanto ao americano de ascendência mexicana, não tenham dúvidas de que ele voltará. Mais forte, mais inteligente. Tomara que, quando ganhar nova chance de disputar o cinturão, seja Cigano novamente quem apareça pelo seu caminho. E que o resultado se repita – talvez, com uma luta um pouco mais longa, para o deleite dos apaixonados pelo MMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário