domingo, 20 de novembro de 2011

O épico Hendo vs. Shogun

Shogun e Hendo no 5º round de luta

O esporte em geral, muitas vezes, proporciona momentos inesquecíveis para seus aficcionados e, não raro, nos permite ter a certeza de estar presenciando – ao vivo – episódios em que a história está sendo verdadeiramente escrita ali. Foi assim, por exemplo, em 1992, para quem assistiu ao Dream Team de basquete norte-americano, que juntou numa mesma equipe Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird, Charles Barkley, entre outros. Foi assim em 2008, na última prova da temporada da Fórmula 1, o GP do Brasil, quando, numa corrida espetacular, Felipe Massa cruzou a linha de chegada campeão do mundo e, segundos depois, perdeu o título para Lewis Hamilton. Foi assim na madrugada deste domingo (20), no combate de MMA, pela categoria meio pesado do UFC, entre o americano Dan Henderson e o brasileiro Maurício Shogun Rua.

Quis o destino que o épico combate, luta principal do UFC 139, fosse o primeiro da história da organização a ter cinco rounds disputados mesmo sem valer título da categoria. Tivesse tido apenas três rounds, como seria normal, teríamos visto o que se poderia chamar de um “atropelo” de Henderson pra cima de Shogun, especialmente no terceiro round – onde ainda se tenta imaginar como o brasileiro sobreviveu aos poderosos golpes de Hendo. Mas Shogun não apenas sobreviveu, como proporcionou, nos dois últimos rounds, uma das maiores reviravoltas da história das lutas.


Após assistir ao combate, o resultado – vitória de Dan Henderson por decisão unânime dos juízes, todos lhe dando 48 a 47 – é o que menos interessa. Poderia ter sido dado empate, afinal, sobreviver aos cinco rounds da maneira com que eles foram disputados, já seria uma vitória para qualquer um. Os juízes preferiram dar a vitória a um lutador e, se fosse para alguém vencer, este seria realmente o americano. Mas o saldo final para os lutadores foi serem protagonistas de um momento histórico. Se o Pride é considerado o palco das maiores lutas do MMA de todos os tempos, Henderson e Shogun – ex-campeões desse evento japonês – levaram esse espírito para o octágono do UFC. Sem dúvida, o mundo presenciou a uma das três melhores, senão a melhor e mais empolgante, luta de MMA de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário