sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UFC 138: a hora de Renan Barão

Renan Barão: na rota do título do UFC

Neste sábado, a Inglaterra volta a sediar um evento do UFC, a edição 138. Como sempre, um card meia-boca, sem grandes estrelas, mas com pelo menos três lutas bem interessantes – justamente as três últimas: o brasileiro Thiago “Pitbull” Alves vs o sueco Papy Abedi, entre os meio médios; o inglês Brad Pickett contra o também tupiniquim Renan Barão, entre os galos; e o main event, o duelo entre os americanos Chris Leben vs Mark Munoz, na categoria dos médios – a primeira luta da história do UFC prevista para até cinco rounds sem valer disputa de cinturão.

Essas três lutas, além do fato de envolverem bons lutadores, têm razões distintas para serem promessa de bons espetáculos. Especialmente a que envolve Renan Barão. O brasileiro, de apenas 24 anos, chega a sua segunda luta no UFC mantendo um incrível cartel de 26 vitórias e apenas uma derrota – justamente em sua estreia no MMA, em 2005. E, somando às duas vitórias que obteve no extinto WEC, caso obtenha sucesso novamente, tem tudo para entrar na fila do cinturão, hoje em poder do americano Dominick Cruz.

Na realidade, é provável que, mesmo em caso de vitória, Barão ainda faça outra luta antes de ter chances de disputar o título. Isto porque o title shot deve ser dado para o vencedor do confronto entre Urijah Faber e Brian Bowles, que acontece em dezembro. Após Cruz enfrentar o vencedor desse combate, Barão – caso se mantenha invicto na organização – deve ser o próximo da fila. Especialmente porque terá pela frente, neste sábado, um adversário nada fácil. Brad Pickett, 33 anos, além de lutar com a torcida do lado, é atleta da American Top Team, tem o boxe e o jiu-jitsu muito afiados, possui 21 vitórias e 4 derrotas na carreira e é considerado um dos tops da categoria. Tem tudo pra ser uma grande luta.

Assim como o compatriota, Thiago Alves também tem uma luta decisiva. Porém, por uma razão diferente. Ex-desafiante da categoria – foi derrotado por pontos por Georges Saint Pierre em 2009 –, o brasileiro tenta sobreviver na categoria. Vindo de três derrotas nas últimas quatro lutas, Pitbull caiu muito desde sua derrota para GSP e, em caso de nova derrota, pode ser vítima do facão de Dana White. Seu adversário, o sueco Papy Abedi, está invicto com oito vitórias e fará sua estreia no UFC.

Confira o card completo do UFC 138
Main Bouts:
Chris Leben (26-7; #9 Middleweight) vs. Mark Munoz (11-2; #7 Middleweight)†
Brad Pickett (20-5; 
#7 Bantamweight) vs. Renan Barão (26-1)
Thiago Alves (18-8; 
#7 Welterweight) vs. Papy Abedi (8-0)
Terry Etim (14-3) vs. Edward Faaloloto (2-2)
Cyrille Diabate (18-7-3) vs. Anthony Perosh (11-6)
Preliminary Bouts:
John Maguire (16-3) vs. Justin Edwards (7-1)
Michihiro Omigawa (12-10) vs. Jason Young (8-4)
Rob Broughton (15-6-1) vs. Phil De Fries (7-0-0)
Chris Cope (5-1) vs. Che Mills (13-4)
Chris Cariaso (11-3) vs. Vaughn Lee (11-6-1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário