sábado, 19 de novembro de 2011

Fedor: vitória ou aposentadoria


Fedor, em ação contra Minotauro, no Pride

Se neste sábado, os olhos do MMA estarão todos voltados para a Califórnia, onde será realizado o UFC 139, no domingo as atenções dos amantes do esporte se voltarão para o outro lado do mundo, onde ocorrerá um evento, de longe, menos conhecido que o Ultimate Fight Championship, mas que mostrará em ação um dos maiores ídolos da história do mixed martial arts: Fedor Emelianenko, que lutará em seu país, a Rússia, no evento do qual ele também é sócio, o M1 Global.

Considerado um dos melhores pesos pesados de todos os tempos, Fedor reinou absoluto durante o extinto Pride, tornando-se campeão do evento sem jamais ter perdido uma única luta. Protagonizou embates memoráveis com alguns dos grandes nomes do evento, incluindo o brasileiro Rodrigo Minotauro – com quem lutou três vezes –, o croata Mirko Cro Cop, os americanos Mark Coleman e Heath Herring, entre outros.

Da mesma forma que espantou o mundo ao longo de dez anos com desempenhos memoráveis, o “Último Imperador” russo chocou o mundo do MMA no ano passado, ao ser finalizado pelo brasileiro Fabrício Werdum. E, em seguida, sofrer duas outras derrotas, para o também brasileiro Antônio Pezão Silva e para o americano Dan Henderson – sendo nocauteado nesta luta. Outrora, se era inimaginável imaginar Fedor perder uma luta, imaginem três consecutivas.

Neste domingo, Fedor volta a seu país – aonde não há dez anos – para tentar ressurgir no esporte. Nesta luta especial, que pode ser a última de sua carreira, em caso de nova derrota, o russo escalou o experiente Jeff Monson, de 40 anos, ex-lutador do UFC, do Pride e do Strikeforce. Indiscutivelmente, um lutador duro que, assim como Fedor, já viveu seu auge.

De minha parte, fica a torcida para que o russo vença e consiga se recuperar na carreira. Afinal, uma estrela que tanto brilhou – e por muitos anos – merece ter uma aposentadoria gloriosa e não como um saco de pancadas. Vamos ver o que o próximo combate mostrará.
Abaixo, o vídeo com a chamada da TV russa para o combate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário