terça-feira, 8 de novembro de 2011

Renan Barão: um novo status

Barão comemora finalização contra Pickett

A vitória de Renan Barão contra Brad Pickett, no UFC 138, realizado no sábado passado, significou um grande salto na carreira desse brasileiro de apenas 24 anos, mas que já carrega consigo 29 lutas no currículo. E essa afirmação não é apenas por ter vencido o combate. Mas pela forma como aconteceu. Um desempenho sensacional, contra um adversário muito duro, que lutava em casa. A finalização ainda no primeiro round, após ter encarado uma trocação de maneira muito consistente, rendeu elogios de todos os que fazem o UFC. Renan Barão, definitivamente, é um dos tops da categoria, agora.

Ser um dos tops não significa que ele será o próximo desafiante de Dominick Cruz, o detentor da cinta. Mas significa que ele está bem perto disso. O próximo a enfrentar o americano que é campeão dos pesos galos sairá do vencedor entre Urijah Faber e Brian Bowles, que se enfrentam no dia 19 deste mês, no UFC 139. O primeiro, ex-campeão dos penas, foi derrotado por Cruz em julho, no UFC 132. O segundo, era campeão do WEC e perdeu o título justamente para o atual campeão. Ambos estão na frente de Barão e, por merecimento – e um pouco de prestígio com Dana White – vão ter uma nova chance.


Porém, a apresentação de Renan Barão fez os olhos do mundo da luta perceberem que estavam diante de um grande talento. Enquanto Cruz defende o título contra Faber ou Bowles, o brasileiro deve ganhar um novo combate – se especula que contra Scott Jorgensen. Seria uma luta dura, onde o brasileiro tem, novamente, todas as chances de dar um bom espetáculo. Confirmando-se essas previsões, o atleta da Nova União terá sua chance na disputa pelo título. E dificilmente vai ter alguém que consiga pará-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário