terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hendo, Shogun, Wand: próximos passos


Sempre quando se encerra um evento do UFC, cria-se uma expectativa acerca de qual deve ser o futuro dos lutadores, quem lutará com quem, enfim, qual o saldo que ficou do evento. Somando um pouco de lógica com futurologia, dá para prever o que pode acontecer com alguns dos atletas que estiveram no octagon em San José, no último sábado.

Hendo: próximo do cinturão 
Dan Henderson – A, para muitos, surpreendente vitória contra Shogun fez crescer muito o prestígio do americano, que já foi campeão do Pride, mas que já perdeu duas disputas de cinturão no UFC – contra Anderson Silva, pelos médios, e contra Quinton Rampage Jackson, pelos meio pesados. Porém, vinha de três vitórias consecutivas e era campeão do Strikeforce. A vitória de sábado pode dar a Henderson, novamente, a chance de disputar o título com o vencedor de Jon Jones e Lyoto Machida, que se enfrentam em dezembro.

Maurício Shogun – Se tivesse vencido, sem dúvida seria o próximo desafiante do cinturão dos meio pesados. Com a derrota, mesmo mantendo seu prestígio em alta com Dana White, precisará de pelo menos mais duas ou três vitórias para ter chance de ir para a cinta. Para tanto, precisará melhorar o condicionamento físico – seu grande calo – e as estratégias de luta. O ex-campeão do Pride possui um cartel muito irregular no UFC: 4 vitórias e 4 derrotas.

Wanderlei Silva – Venceu como nos velhos tempos, mas ainda não convenceu totalmente Dana White de que tem condições de lutar contra os tops do UFC. Deve ganhar, num futuro próximo, um novo adversário, possivelmente mediano. O UFC sabe que lutas de Wandeco é garantia de show e, enquanto ele continuar lutando, é isso o que a organização quer ver dele. Aposta: uma revanche contra Michael Bisping ou contra Chris Leben.

Urijah Faber – O Califórnia Kid venceu e convenceu o ex-campeão do WEC Brian Bowles e, com o resultado,l possivelmente ganhará o title shot para enfrentar novamente Dominick Cruz, campeão dos galos. Ambos se enfrentaram este ano e Cruz venceu por pontos, mas Faber não concordou com o resultado. Terá, possivelmente, sua última chance, num combate que será a “negra” entre eles – a única derrota de Cruz no MMA foi justamente para Faber.

Martin Kampmann – Numa categoria tão amplamente dominada por Georges Saint Pierre, esse duríssimo dinamarquês sempre surge como alguém que pode se tornar, em breve, um novo contender. Se vencer mais duas lutas, depois de Nick Diaz e Carlos Condit, ele pode, realmente, ser o próximo da fila.

Stephan Bonnar – Esse eterno mediano, protagonista – ao lado de Forrest Griffin – da luta que salvou o UFC da falência, finalmente pode ter a chance de enfrentar um top, caso seja confirmado seu combate contra Quinton Rampage Jackson para o UFC 144, que acontece no Japão, em fevereiro. Dono de um estilo mais empolgante do que técnico, terá a chance de sua vida. Dificilmente, no entanto, conseguirá mais do que isso.


Michael McDonald – Anotem este nome. Garoto de apenas 20 anos, fez sua terceira luta no UFC – na categoria dos galos – e venceu por nocaute com menos de um minuto de luta. Mais duas lutas, caso vença, seu nome começará a ser cogitado para a disputa do cinturão. E, pelo que já apresentou até agora, pode surpreender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário