quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mir vs. Minotauro – a revanche

Minotauro vence no Brasil

O UFC 92, realizado em dezembro de 2008, pode ser considerado histórico. Foi neste evento que a lenda brasileira do MMA, Rodrigo Minotauro Nogueira, então campeão interino dos pesados da organização, era nocauteado pela primeira vez na vida – foram apenas dois nocautes sofridos em 40 lutas e mais de 10 anos de carreira. O responsável pela derrota do brasileiro foi o americano Frank Mir, que já tinha sido campeão da categoria anteriormente. Após três anos, o baiano conseguiu a esperada revanche e enfrentará o algoz neste sábado, no co-main event do UFC 140.

A luta é de grande importância para os dois experientes lutadores – e poderá definir o futuro de cada um, especialmente do brasileiro. Até agosto passado, Minotauro vivia um momento difícil na organização. Vinha de um nocaute sofrido um ano e meio antes para o ex-campeão Cain Velasquez e, com uma sequencia de lesões sofridas, sua aposentadoria vinha sendo muito cogitada pelo presidente do UFC, Dana White.

Foi quando o brasileiro foi escalado para enfrentar a estrela ascendente do UFC, o americano Brendan Schaub, no UFC Rio. Considerado zebra no combate, o Minotauro fez o ex-jogador de futebol americano sentir a força de seus punhos e nocauteou o rival no primeiro round. O resultado do combate fez renascer a esperança de que o antigo Minotauro estivesse de volta. A luta contra Mir servirá para comprovar – ou não – esta hipótese.


Frank Mir, por sua vez, alternou bons e maus momentos após a luta com o brasileiro. Primeiro, perdeu a disputa do título para o americano Brock Lesnar, sendo nocauteado no segundo round. Em seguida, venceu Cheick Kongo, mas logo depois perdeu novamente, agora para Shane Carwin. Vem de duas vitórias consecutivas, em lutas contra Mirko Cro Cop e Roy Nelson. Não convenceu, no entanto, em nenhum dos combates. O duelo deste sábado pode mostrar se Mir ainda pode sonhar em tentar, mais uma vez, ganhar o cinturão. Ou se estará definitivamente inserido no rol dos lutadores talentosos, mas que já deram o que tinham que dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário