terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Minotouro vs. Ortiz – Aposentadoria a vista

UFC 140: Minotouro vs. Ortiz

Terceira luta mais importante do UFC 140, no próximo sábado, o duelo entre Antônio Rogério Minotouro Nogueira e Tito Ortiz tem tudo para ser muito especial. Não bastasse o clima de tensão que toma conta dos torcedores brasileiros sempre que um Nogueira entra no octógono, o embate pode ainda significar a despedida de um deles da organização – e, talvez, da própria carreira. Se não chegam a ser duas lendas do MMA, Minotouro e Tito têm muita história para contar e conquistaram ao longo dos anos um respeito que poucos lutadores possuem.

Mesmo sem jamais ter sido campeão, Minotouro foi mais um brasileiro que brilhou no extinto Pride, aonde conquistou vitórias e realizou lutas memoráveis. Venceu nomes como Guy Mezger, Vladimir Matyuschenko, Kazushi Sakuraba e o campeão dos pesados do Strikeforce, Alistair Overeem por nada menos que duas vezes. Sem falar na espetacular luta contra Maurício Shogun onde, em que pese ter perdido por pontos, entrou para a história como um dos maiores duelos de todos os tempos. Chegou ao UFC com moral, na edição 106, com um nocaute contra Luiz Cané. Porém, nas últimas três lutas não conseguiu repetir a atuação, vem de duas derrotas seguidas e deve ser cortado se não derrotar. Tendo em vista já estar com 35 anos e estar numa linha descendente da carreira, não se sabe se o brasileiro terá motivação para prosseguir lutando em caso de sair do UFC.

A história de Tito Ortiz, por sua vez, se confunde com a do próprio UFC. O americano estreou na organização na edição 13, em maio de 2007, muito antes de os irmãos Ferttita e Dana White tomarem conta da organização – o que se deu a partir de edição 30. Ao longo desses 14 anos, sagrou-se campeão dos meio-pesados com uma vitória por pontos sobre Wanderlei Silva no UFC 25 e defendeu com sucesso o cinturão em cinco oportunidade – um recorde até então. Foi quando apareceu Randy Couture à sua frente e o cinturão foi embora. Conseguiu vitórias sensacionais. Fez do ex-campeão Ken Shamrock um freguês de carteirinha – nocauteou o rival em três oportunidades. Venceu ainda Vítor Belfort. Ou seja: tem história – e vitoriosa. No entanto, ao longo dos anos viveu às turras com Dana White. Ambos – como eles próprios dizem – se odeiam. Mas são profissionais. E White sempre teve respeito pela história de Tito na organização – em que pese os problemas pessoais. Com um recorde de 5 derrotas, 1 empate e 1 vitória nas últimas sete lutas, Ortiz está com a faca no pescoço e também já admite aposentadoria.


Por essas razões – além da qualidade que ambos lutadores possuem, apesar da má fase –, o combate entre Ortiz vs. Minotouro é mais um daqueles chamados de imperdíveis e que teremos a oportunidade de acompanhar no próximo sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário