quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lesnar vs. Overeem – Terra de Gigantes

Lesnar vs. Overeem: gigantes em ação
(Foto: UFC)

Nesta sexta-feira (30), o Ultimate Fight Championship vai assistir a um dos maiores duelos de sua história – literalmente. Os gigantes Brock Lesnar, americano, e Alistair Overeem, holandês, farão o combate principal do UFC 141, que acontece na tradicional MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. E, não bastasse o atrativo de ver, frente a frente, uma guerra entre o ex-campeão do UFC (Lesnar) e o atual campeão do Strikeforce (Overeem), a luta tem mais um atrativo: quem vencer se credenciará para enfrentar o brasileiro Junior Cigano pelo cinturão dos pesos pesados.

Os dois lutadores possuem históricos bem distintos no MMA – enquanto o americano possui apenas sete lutas no cartel, o holandês já tem mais de 40 –, mas uma característica em comum: muito do sucesso de ambos deve-se mais à força física que possuem do que propriamente às qualidades técnicas que deveriam possuir. Senão, vejamos.

Brock Lesnar é uma estrela do wrestling americano, que já teve passagem pela NFL (a liga profissional de futebol americano), tem 1m88 e pesa naturalmente 129 kg (embora, na pesagem oficial, não possa passar dos 120 kg. Foi contratado por Dana White para ser o astro de uma categoria carente de grandes nomes no UFC. Era necessário dar uma força, literalmente, aos pesados. Nas seis lutas que fez no UFC (tinha estreado no MMA no evento Dynamite!!!), venceu 4 e perdeu 2.

É bem verdade que nunca pegou moleza (Frank Mir duas vezes, Randy Couture, Heath Herring, Shane Carwin e Cain Velasquez). Mas mostrou sérias limitações, inclusive de queixo, especialmente em suas lutas contra Carwin e Velasquez. De todo modo, venceu uma – Carwin, após ser surrado no primeiro round –, e perdeu outra – Velasquez, sendo humilhado no primeiro round. Após mais de um ano afastado devido a um sério problema de saúde, volta ao UFC.

Alistair Overeem, experiente lutador do Pride, dono de um cartel extremamente irregular, sempre flutuou entre os meio-pesados e, acreditem, os médios durante dois terços de sua carreira. Foi entre os médios, por exemplo, que venceu Vitor Belfort com uma guilhotina (em 2005) e perdeu para Maurício Shogun, por nocaute técnico, no mesmo ano, ambos em combates pelo Pride. Entre os meio-pesados, entre 2006 e 2007, sofreu três derrotas consecutivas para brasileiros: foi nocauteado por Rogério Minotouro e Maurício Shogun (na revanche entre eles), e finalizado por Ricardo Arona. Com um recorde de 25-10, moveu-se definitivamente para os pesados e começou a ganhar peso de uma maneira incrível.

Desde que se fixou entre os pesos pesados, Overeem já realizou 13 lutas, com 11 vitórias, 1 empate e uma derrota. Derrotou com propriedade nomes conhecidos como Mark Hunt, Gary Goodridge, Brett Rogers e Todd Duffee. No entanto, não venceu nenhuma grande estrela da categoria até hoje. Contra Sergei Kharitonov, foi nocauteado. Contra Mirko Cro Cop, a luta foi declarada “no contest”. O único nome realmente de maior força que ele venceu – repito, entre os pesados –, foi o brasileiro Fabrício Werdum, por pontos, em seu último combate.


É claro que ver dois gigantes, cujas vitórias, em sua maioria, se dão por conta da força fenomenal de ambos, é um atrativo fenomenal – um presente do UFC para os fãs do esporte, sem dúvidas. E não restam dúvidas de que ambos podem ser campeões do UFC – como Lesnar já provou isto. Mas a verdade é que estamos diante de dois Golias, que têm conseguido fazer frente há alguns Davis apenas esforçados ou que têm medo da força de ambos – e são derrotados por isso. Qualquer um dos dois que vença – e, desde já, faço minha aposta em Brock Lesnar – deve sucumbir à força dos punhos de Junior Cigano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário