segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Donald “Cowboy” Cerrone – O operário do UFC

Cerrone: O Cowboy em ascensão
(Foto: UFC)

Quando o WEC foi comprado pelo UFC e em seguida extinto, no final de 2010, o Ultimate agregou duas categorias mais leves às cinco já existentes – os penas, de José Aldo, e os galos, de Dominick Cruz. Outro peso que existia no WEC, os leves, já estavam presentes em seu comprador, de forma que se imaginava que poucos lutadores dessa categoria iriam se dar bem no principal evento de MMA do planeta. Passados 12 meses do fim do WEC, o ex-campeão do evento Ben Henderson é o próximo desafiante de Frank Edgar, enquanto o ex-contender Donald Cerrone segue em passos largos rumo ao topo.

Donald “Cowboy” Cerrone fará com Nate Diaz a segunda luta principal do UFC 141, próxima sexta-feira, que terá Brock Lesnar vs. Alistair Overeem como main event. Esta será, nada menos, que a quinta luta do americano no ano – sua quinta participação no UFC em 2011. E, nas quatro lutas anteriores, quatro vitórias incontestáveis – duas por finalização (contra Paul Kelly e Dennis Siver), uma por nocaute técnico (Charles Oliveira) e uma por decisão unânime (Vagner Rocha).

Cerrone é um exemplo de como os críticos estavam enganados ao imaginar que os leves do WEC não iriam se criar no UFC. Com apenas 28 anos de idade e um cartel de 17 vitórias e 3 derrotas, o Cowboy vem em plena ascensão no evento e não será surpresa se, mantendo a mesma desenvoltura nos próximos combates, consiga ainda em 2012 se tornar um potencial desafiante ao título.

Seu adversário na próxima sexta, Nate Diaz, é um veterano do UFC – tem nada menos que 14 lutas no evento, tendo vencido 9 e sofrido 5 derrotas. Irmão do desafiante dos meio-médios Nick Diaz, Nate é conhecido pelo seu jiu-jitsu extremamente afiado – tal qual Cerrone –, mas vem demonstrando uma certa irregularidade nos últimos combates. Também trabalhou bastante em 2011 – realizará sua quarta luta – e tenta mostrar que a excelente vitória contra Takanori Gomi não foi fruto do acaso.


A promessa é de uma luta excelente, onde Donald Cerrone, o Cwoboy operário-padrão do UFC desponta como favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário