quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Anderson Silva vs. Jon Jones - A luta que pode nunca acontecer

Jones e Silva: luta dos sonhos
Após mais uma incontestável vitória do campeão dos meio-pesados do UFC, o americano Jon Jones, imediatamente surgiram inúmeros palpites a respeito do futuro deste jovem atleta de apenas 24 anos. Para alguns, ele tem tudo para ser o melhor de todos os tempos - opinião corroborada por este que vos escreve. Para outros, ele já é o melhor de todos os tempos - pensamento totalmente refutado também por mim. Por fim, não são poucos os que pedem, desde já, uma luta entre JJ e o campeão dos médios da mesma organização, o brasileiro Anderson Silva - que, aos 36 anos, também é considerado por alguns (inclusive Dana White, o presidente do UFC) o melhor de todos os tempos.

Recentemente, após a luta entre Jones e Lyoto Machida, Dana White falou que o embate entre JJ e o Spider não ocorre porque o brasileiro não quer subir de categoria. Isto é um fato. Anderson Silva se sente muito bem entre os médios e, embora tenha porte físico para lutar até entre os pesados se quisesse, encontrou nesta categoria, ao longo de sua brilhante carreira, sua "zona de conforto", onde segue imbatível há nada menos que cinco anos.

Hoje, acho muito difícil que essa luta venha a acontecer. E eu não vou culpar Anderson Silva por isso. O brasileiro já se aventurou - e sempre com sucesso - entre os meio-pesados do UFC. Humilhou o ex-campeão da categoria Forrest Griffin. Destruiu James Irwin com apenas um minuto de luta. Derrotou a lenda da Dan Henderson, que sempre se dividiu entre os dois pesos. Porém, é muito cômodo para todos esperar que Anderson faça um novo sacrifício, aos 36 anos, para enfrentar Jon Jones entre os pesados e provar que é o melhor. Ora, õ brasileiro não tem que provar nada a ninguém mais no UFC. Ele é o recordista de vitórias consecutivas, de defesas de cinturão, dá espetáculos, é ainda considerado o melhor pound-for-pound do mundo. Então, porque ele tem que subir de peso para a luta acontecer?

Muitos podem falar: "Mas Jon Jones tem porte físico para lutar entre os pesados. Como poderia baixar de categoria?" Como já disse, Anderson Silva também tem porte físico para lutar entre os pesados. Já subiu de categoria e desceu novamente. Jon Jones é um lutador extraordinário, percebi isso desde que o vi lutar pela primeira vez. E acho que será o melhor de todos os tempos se mantiver o foco e sua maneira de lutar. Porém, ele tem 24 anos e ele é quem, por enquanto, ainda tem que continuar provando que é bom. Se quer lutar com Silva e derrotá-lo, ele, que é jovem, deve fazer o sacrifício de baixar de peso e desafiar o campeão. Não o contrário - afinal, não é Anderson quem está pedindo a luta. E se quiser que o combate aconteça, JJ precisará tomar uma decisão o quanto antes. Não se sabe ao certo quantas lutas mais o brasileiro pretende fazer até se aposentar.

Por essas e outras que, lamentavelmente, acho muito difícil que a luta venha a acontecer. Mas torço muito para estar errado e que ambos se enfrentem para um tira-teima. Seja entre os médios, seja entre os meio-pesados, seja numa catchweight. O importante seria ver esse show histórico.

Um comentário: